"Guarde somente as coisas que você gosta, materiais, emocionais e espirituais."



Banhos

banh Os cachorros não são como a gente, por isso não precisam tomar banho todos os dias. O ideal é lavá-los de 15 em 15 dias e somente se o tempo estiver bom, ensolarado. Os banhos em excesso podem tirar dos pelos a oleosidade natural, prejudicando-os. Para manter o animal limpo passe sempre um pano úmido nas patas dele, tirando a sujeira acumulada, depois escove bem os seus pelos.
Com relação aos gatos, fica um pouquinho mais complicado, pois sua aversão à água deve sua origem à uma herança milenar da genética dos felinos. 
Segundo o professor-doutor Luciano Mendes Castanho, da Faculdade de Ciências Biológicas PUC-SP, os gatos domésticos que conhecemos hoje são descendentes de uma espécie de gatos selvagens que vive numa região conhecida como Crescente Fértil, entre o leste do Mediterrâneo e o Iraque e o processo de domesticação desses animais, começou há 10 mil anos, numa época em que começava o desenvolvimento da agricultura e a estocagem de grãos que atraía ratos, que, por sua vezes, atraíam gatos selvagens que queriam caçá-los. "Com isso, os seres humanos perceberam que era bom ter os gatos por perto e passaram a tolerar sua presença".
Com o passar do tempo, essa espécie de gato selvagem foi perdendo algumas características e mantendo outras, o que deu origem ao gato doméstico que conhecemos. A espécie deixou de se feroz, mas manteve outros traços como a adaptação para caçar presas em terra e nas árvores, mas não na água. "Essas características foram herdadas pelo gato doméstico, que já nasce com medo da água”. Embora conheça a origem desse hábito dos gatos, a ciência ainda não sabe o que está por trás dele. Por isso, não se sabe se essa aversão é por medo de se afogar ou de sentir frio. A "fuga do banho" não é uma regra entre os felinos. Há casos como o da onça pintada, que nada muito bem e faz isso frequentemente para caçar animais aquáticos.
Como não queremos nossos amiguinhos sujinhos o mais aconselhável é fazer o seguinte: de manhã, em dia de sol, coloque um pouco de shampoo neutro em uma bacia e ponha o bichinho dentro , mas antes não esqueça de tampar seu ouvido (do gato é claro, rsrrs) com algodão e também passar vaselina ao redor de seus olhos. Dê uma leve esfregada em seus pelos e depois enxague muito bem várias vezes até tirar todo o shampoo, (lembre-se que ele irá se lamber depois). Segue-o com uma toalha felpuda e depois o coloque ao sol para tirar toda umidade dos pelos. Não o obrigue a tomar sol demais, ele saberá quando deve sair. Pronto seu bichinho está lido de viver, realmente um “gato”!

Fonte: PataVip

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Ainda não acabou...

Gostou? Ainda não acabou...
 
Powered By Blogger | Portal Design By Trik-tips Blog © 2009 | Resolution: 1024x768px | Best View: Firefox | Top
BlogBlogs.Com.Br Web Statistics