"Guarde somente as coisas que você gosta, materiais, emocionais e espirituais."



Que paixão é essa?

A vida toda eu fiquei encucada do por que chamarmos o martírio de Jesus de "Paixão de Cristo". Afinal ao falarmos de paixão sempre vem à mente um sentimento intenso, amoroso, que pode até ser arrebatador ou violento, mas sempre de conotação positiva. Quem nunca se apaixonou? Ou melhor, quem nunca gostou de estar apaixonado? É uma sensação de emoção ampliada, onde quase perdemos a própria identidade em função do outro. Quando somos correspondidos, então, é a felicidade completa.
Meditando sobre a Paixão de Cristo imaginei que teriam colocado o nome de paixão pelo grande amor que Cristo teve pela humanidade a ponto de morrer por nós, depois lendo sobre a paixão amorosa descobri que era o contrário, a paixão amorosa foi que nasceu marcada pela ideia de sofrimento: a satisfação só viria mais tarde.
Do latim, ela surgiu com o sentido de padecimento atroz, em especial o de Jesus Cristo e o dos primeiros mártires da Igreja Católica. É parente de palavras como passivo e paciente, que vê o apaixonado como aquele que suporta a dor. Foi com esse sentido religioso que paixão desembarcou em português no século 13, quando era grafada como “paixon” ou “paxon”.
Nos primeiros séculos da era cristã autores influentes passaram a usar passio como tradução do grego páthos, para designar doenças do corpo e perturbações morais em geral. Mas o significado de desejo intenso, de sentimento de atração que está acima da razão, só chegaria ao português e ao inglês no século 14, por provável influência do francês. Passion d’amour = sofrimento amoroso.
Gradualmente foi-se dissociando a palavra da ideia de dor, traduzindo paixão por sentimento entrega emocional. O sentido de doença, porém, nunca abandonou por completo a paixão. O que faz sentido, afinal na paixão perdemos totalmente o controle de nós mesmos num sentimento doloroso onde fazemos coisas absurdas para se ter pelo menos um olhar ou toque do ser "amado"
Mas, com certeza, paixão é: emoção, fogo, instinto, alucinação, loucura… AMOR, jamais!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Ainda não acabou...

Gostou? Ainda não acabou...
 
Powered By Blogger | Portal Design By Trik-tips Blog © 2009 | Resolution: 1024x768px | Best View: Firefox | Top
BlogBlogs.Com.Br Web Statistics