"Guarde somente as coisas que você gosta, materiais, emocionais e espirituais."



O Bento

O Bento é uma figura. 
Eu o conheci nos anos 80, morando nas escadarias do salão paroquial, bebendo um corotinho de cachaça por dia, isso quando não achava "bons cristãos" que pagavam uma ou outra cervejinha, mas o que ele gostava mesmo era da “marvada” cachaça.
Era um bom homem quando estava sóbrio, participava da missa e teve épocas em que tocava violão na celebração litúrgica. Natural de Taunay, contava que morou em São Paulo e perdeu dois ótimos casamentos por que embora fosse um homem trabalhador, nos finais de semana a esposa dele era a cachaça. Ficou solteiro.
Hoje eu o encontrei, alguns parentes o recolheram das calçadas porque ele ficou cego e não pode mais sobreviver nas ruas. Estava limpinho e bem cuidado, sentado na frente da casa de sua irmã e como sempre abraçado ao velho violão, tão conservado quanto às canções regionais antigas que ele canta até hoje.
Parei pra conversar e ele me contou muito feliz que deixou de beber e de fumar já faz três anos.
Perguntei por que não o vi mais na igreja e ele me disse que foi levado algumas vezes para participar do almoço dos idosos, mas como é cego, acabava ficando por último e não tinha quem o guiasse até a mesa. Estranhei porque eu me lembro que vi o padre cuidando dele, fazendo massagem em seus pés que estavam com cãimbras...
Não sei o que aconteceu depois disso, pois ele ainda me disse que não quer mais voltar à igreja e que agora está participando de um lugar chamado templo de não-sei-o-que das testemunhas de Jeová e lá ele é muito bem tratado, com carinho, atenção e sem discriminação.
Pena por nós que não sabemos cativar. Parabéns para os que o acolheram.
Deus te abençoe, Bento!

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Ainda não acabou...

Gostou? Ainda não acabou...
 
Powered By Blogger | Portal Design By Trik-tips Blog © 2009 | Resolution: 1024x768px | Best View: Firefox | Top
BlogBlogs.Com.Br Web Statistics