"Guarde somente as coisas que você gosta, materiais, emocionais e espirituais."



A fotografia sob vários enfoques

Rodrigo Catelani
Sempre pensei que fotografia falasse. Tive a comprovação quando montei um blog para minha paróquia e o padre disse não fazer questão que eu redigisse textos muito elaborados alegando que “a fotografia fala por si”.
Hoje ao ver algumas fotos dos ensaios de book fotográfico que meu filho tem produzido pude perceber outros aspéctos da visão fotográfica, descobri a fórmula do Teorema de Pitágoras (brincadeira, depois eu escrevo sobre isso), descobri que a fotografia é uma arte onde a imagem fala a cada pessoa de acordo com suas experiências, atividades e preferências.
Por exemplo, o fotógrafo ao visualizar o resultado do seu trabalho analisa as luzes e sombras, cores e texturas e principalmente o enquadramento e composição do tema.
Uma mulher ao ver a foto da mesma modelo, enxerga primeiramente o sapato, roupas, maquiagem e em seguida procura alguma qualidade ou defeito de estética que possa comparar com sua própria imagem. Não é raro o tom invejoso da sua crítica dizendo: “Ah, isso tudo é photoshop”.
O homem é mais geográfico, o que vê é apenas curvas e relevos, principalmente as elevações naturais do tipo montes ou montanhas. E não estou falando de retratos de paisagens.
Uma pessoa comum distingue apenas se a foto é bonita ou feia e isso é muito relativo porque depende do gosto pessoal de cada um.
Já uma artista vê todo o contexto. O cenário não pode ser ignorado, pois tudo acontece dentro de um espaço/tempo e a cena principal deve estar relacionada com o panorama ou como dizem os leigos, com o fundo da foto.
Uma artista tem a sensibilidade de notar nos gestos, na posição do corpo, no colocar das mãos, se a modelo tem a intenção de seduzir ou se está tensa.
Uma artista vê no brilho do olhar da “moça da pose”, se ela está feliz ou triste ou se em sua atitude displicente quer apenas ser admirada.
Uma artista pode ler os pensamentos, enxergar através do papel (ou imagem digital) a alma da modelo e muito mais, a personalidade, profissionalismo e bom gosto do fotógrafo, assim como “sente” no primeiro olhar o que tanto o encantou que o fez pausar o tempo naquele momento, para captar o espetáculo criado.
Mas não adianta tirar uma foto para si mesmo, com a fotografia, como em toda arte, só se alcança a plena realização quando se partilha com a humanidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Ainda não acabou...

Gostou? Ainda não acabou...
 
Powered By Blogger | Portal Design By Trik-tips Blog © 2009 | Resolution: 1024x768px | Best View: Firefox | Top
BlogBlogs.Com.Br Web Statistics