"Guarde somente as coisas que você gosta, materiais, emocionais e espirituais."



Chique

Eu estava na cozinha, fazendo o almoço, vestindo short e camiseta, cabelos presos para cima num coque, óculos na ponta do nariz estilo Vovó Lilica, quando de repente alguém aparece e pra não me deixar sem jeito diz: “Tá chique”.
Tímida que sou (não acreditam, mas é verdade), o risinho saiu sem graça e, afobada, continuei o que estava fazendo, mais estabanada do que o normal, derrubando coisas e me atrapalhando com outras...
O termo "chique” decididamente estava fora do contexto.
Então fiquei imaginando o que é ser chique e cheguei à conclusão que isso não se aprende, é natural, ou se é ou não.
Podemos nos encher de roupas de grife, jóias, visitar cabeleireiros caríssimos ou comprar um carro importado, porém é preciso muito mais que isso pra ser chique.
Quem é chique não precisa fazer inúmeras plásticas no corpo porque isso não corrige caráter.
Chique mesmo é atrair os olhares sem fazer esforço, apenas porque se tem luz própria.
É ser discreto, não humilhar o outro com insinuações ou comentários pejorativos, é não procurar saber o que não é da sua conta. É não fazer fofoca.
É tratar a todos com respeito e atenção, mesmo se for o mendigo que veio te pedir um prato de comida. As pessoas caridosas dão um pedaço de pão, mas quem é chique não importa se é fora de hora, esquenta a comida para servir.
Quem é chique não precisa contar vantagens, mesmo que seja verdade, não precisa aparecer, nem faz questão disso. Evita se dar a excessos, seja na comida, bebida ou na maneira de se vestir.
Quem é chique olha nos olhos do seu interlocutor, presta atenção em quem está falando, desliga o celular em reuniões, valoriza as pessoas. Demonstra gratidão a quem lhe faz o bem. Diz: bom dia, muito obrigada, por favor, me desculpe. É honesto nos negócios e leal aos amigos.
Quem é mesmo chique sabe que estamos de passagem por aqui e que as oportunidades que perdemos talvez nunca consigamos resgatar. Então não perde tempo com bobagens e não perde a chance de fazer alguém feliz.
O que faz alguém chique não é o que ele tem, mas como se comporta.  
Quem é chique de verdade sabe discernir o que vale a pena e escolhe o melhor. 
 Voltando para a cozinha: terminei o almoço, lavei algumas vasilhas, (o que não é meu passatempo predileto, mas dessa foi bem agradável) e almoçamos.
O dia foi cheio de atividades, mas esses momentos, talvez contraditórios, foram pra mim os melhores e mais felizes.
Descobri que não importa o lugar onde estamos, nem como estamos vestidos ou que atividade estamos realizando, a simples presença de pessoas queridas faz com que a vida tenha um valor inestimável.

E valorizar a vida é coisa de gente chique.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Ainda não acabou...

Gostou? Ainda não acabou...
 
Powered By Blogger | Portal Design By Trik-tips Blog © 2009 | Resolution: 1024x768px | Best View: Firefox | Top
BlogBlogs.Com.Br Web Statistics