"Guarde somente as coisas que você gosta, materiais, emocionais e espirituais."



Fofoca e inveja andam juntas

Fico injuriada ao ver como os vídeos de cacetadas, pegadinhas e erros de gravação fazem tanto sucesso na televisão e internet. Parece ser gratificante para as pessoas que tem uma vida chata, monótona e cheia de frustrações, focarem nas limitações dos outros, pois isso desvia o olhar dos próprios erros e comodismo. Enquanto falamos mal de outra pessoa, estaríamos dizendo ao mundo: "Está vendo como ele comete erros? Então eu sou melhor do que ele."
Pura ilusão, quem age assim acaba afastando os amigos, pois se ele fala mal de alguém para mim também falará mal de mim pra uma terceira pessoa, então o mais prudente é mantê-lo afastado.
Mas, como nem todo mundo tem esse cuidado de selecionar as boas amizades e nem coragem de desmascarar as pessoas maldosas, proliferam as fofocas, calúnias e difamações.
O mais incrível é que ninguém admite ser invejoso ou fofoqueiro e se você perguntar a alguém se ele faz ou fez pelo menos uma fofoquinha certamente a resposta vai ser negativa.
Oras, não seria mais prático e menos cansativo cada um cuidar da própria vida, e deixar o outro viver em paz, com seus erros e acertos, afinal de contas quem vai pagar pelos erros do outro não vai ser ele mesmo?
E quanto à inveja, em vez de tentar derrotar o outro se espelhe em seu trabalho e procure fazer dele um aprendizado, com dedicação e persistência você terá sucesso. Deus concedeu talentos para todos, basta fazer bom uso dos dons que Deus lhe deu e não precisará ter inveja de ninguém.


PARA DEIXAR DE SER FOFOQUEIRO
Janaína Depiné -
Jornalista e diretora
da Lead Comunicação.
Nunca fale pelas costas. Se não puder falar para as pessoas envolvidas na história, simplesmente fique quieto. 
Não ofereça um "ombro amigo" se você não poderá ajudar. 
Quando necessário, confronte as pessoas frente a frente, mas em particular para não se expor. 
Cuidado ao expressar opiniões e versões publicamente.
Lembre da "Lei do Retorno", se você fala da vida alheia, outros falarão da sua.
Não julgue precipitadamente as pessoas, toda história tem duas ou mais versões. 
Dizer uma inverdade sobre alguém é mentira e, em alguns casos, pode ser até crime. (Se houver difamação (uma acusação falsa ofendendo a reputação ou o crédito de alguém), calúnia (acusar alguém de um crime que ela não cometeu) ou ainda uma injúria (quando é uma ofensa moral e causa dano à dignidade da pessoa ofendida) o fofoqueiro estará cometendo um crime contra a honra, sujeito à punição pelo Código Penal Brasileiro).
SE VOCÊ CONVIVE COM UM FOFOQUEIRO
Não dê ouvido a fofoqueiros. Afinal, ouvinte é cúmplice! Se chegarem perto com: "Você não vai acreditar no que eu fiquei sabendo da fulana", simplesmente responda: "Não vou mesmo e nem quero". E mude o assunto imediatamente. Caso não consiga, questione sobre a veracidade dos fatos e se a pessoa já disse aquilo para a envolvida, pois ela é maior interessada no assunto e não você.
SE VOCÊ É ALVO DAS FOFOCAS
Deletar o orkut e seu blog pessoal já ajuda. Evite deixar informações pessoais muito disponíveis. 
Não tenha um amigo fofoqueiro.
Mantenha seu controle emocional, especialmente no trabalho. Irritações e chiliques podem levar a desdobramentos comprometedores. 
Se disserem que estão falando mal de você, não dê ouvido. Só assim você neutraliza a fofoca. Siga em frente de cabeça erguida.
Mantenha um bom relacionamento com seus colegas, mas evite expor demais sua vida privada. Repita sempre: Eu não estou no programa "Fala que eu te escuto". 
Quando alguém lhe contar o que disseram a respeito de fulano, não faça comentários. Eles sempre são passados para frente. Aliás, mude de assunto e fale sobre novela, um tema bem alto nível para a estirpe dos fofoqueiros.
Não se preocupe em desmentir a fofoca. Quanto mais falar do assunto, mais o alimentará.
 
Não mande recado. Converse diretamente com a pessoa que espalhou os boatos a seu respeito. Tenha uma conversa elegante e tente esclarecer o caso. Esse choque da verdade costuma assustar os mentirosos.
Por fim, não deixe de brilhar só porque tem gente invejosa ao seu redor. Mantenha as orelhas besuntadas de pomada para queimadura e vá em frente! 

Boa sorte!

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Ainda não acabou...

Gostou? Ainda não acabou...
 
Powered By Blogger | Portal Design By Trik-tips Blog © 2009 | Resolution: 1024x768px | Best View: Firefox | Top
BlogBlogs.Com.Br Web Statistics