A ironia, o cinismo e o sarcasmo são três figuras de linguagem intimamente ligadas.
A ironia consiste em comunicar exatamente o oposto ao que estamos pensando. É sutil embora de sentido bastante óbvio e se torna engraçado sem magoar outras pessoas. O tom é sempre menos feroz, mais simples.
Quando você diz, por exemplo, "hoje eu nem to cansado", depois de um dia inteiro de trabalho.
Outro ex: Ao ver um motorista quebrar o retrovisor ao bater em um ônibus estacionado comentou: "Parabéns pra ele, vai ganhar vários pontos na carteira!" Isso é uma ironia.
O cinismo é a atitude ou caráter de pessoa que revela descaso pelas convenções sociais e pela moral vigente. Preocupado em falar apenas a verdade, a pessoa cínica normalmente não se importa com o que as outras pessoas pensam ou sentem, e por isso não tem medo de dizer o que pensa.
A ironia e o cinismo sozinhos não pretendem ser ofensivos, mas juntos do sarcasmo se tornam ofensivos.
O sarcasmo é mais ferino, mais cruel. É uma zombaria ou escárnio com intuito mordaz, às vezes ferindo a sensibilidade da pessoa que o recebe.
É mais picante e provocador e não necessariamente quer dizer o oposto daquilo que você afirmou. É uma figura mais elaborada (e também mais sacana).
Um exemplo bom é a frase do humorista Ashleigh Brilliant: "Eu preciso de algo que só você pode me dar: sua ausência".
Ou o aviso: "Não jogue cigarros no chão. As baratas estão ficando com câncer."
Explicando melhor: Imagine que duas pessoas vão conversar com uma terceira comentando seu excesso de peso, o irônico sem sarcasmo diz: “Não acha que essas calças estão muito grandes para você?”
Já o cínico sem sarcasmo diz simplesmente: “Essas calças estão muito pequenas pra você”.
Enquanto o irônico cheio de sarcasmo diz: “Puxa, como você está magra!”
E o Cínico sarcástico diz: “Você é gorda”
Concluindo: podemos confundir facilmente esses três tipos de linguagens, porém cinismo e ironia são opostos. Cinismo é falar a verdade diretamente sem rodeios e ironia é falar algo contrário do que se quer dizer. Não tem como usar os dois juntos. Já o sarcasmo consiste em falar algo com a intenção de ofender e pode ser usado com ironia ou com cinismo.
Coisas que aprendi no "Grande Oráculo", Google, our savior!
0 comentários:
Postar um comentário