Quando eu era criança minha mãe sempre me dizia: “- Não engole o chiclete porque vai colar na tua barriga”. Adultos tem a mania estúpida de ensinar bobeiras e amedrontar os pequenos à toa e eu, lógico, ficava apavorada. Só que isso nunca aconteceu. Não a questão de engolir, mas o lance de ficar grudado na barriga, pelo menos não pelo lado de dentro. No rosto e no cabelo nem vou contar.
![Voce-gosta-de-mascar-chiclete-Saiba-agora-os-maleficios-e-os-beneficios-dessa-goma-viciante Voce-gosta-de-mascar-chiclete-Saiba-agora-os-maleficios-e-os-beneficios-dessa-goma-viciante](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7AJhekXyn5vAeGYU7ZJtj_VTu3bxsZtlORoVYp3ukNbFWGPN04qFbdQKZXoX9HHkiS9smStfl61R42HLoxl8BPvYHr2yUDVu1b_ur7BZovxA7ChR4-B4slaYHKOXopkea46e8Usvga2Ne/?imgmax=800)
Hoje em dia, diante dos inúmeros casos de pássaros mortos por que ingeriram lixo me veio à lembrança “o perigo do chiclete”.
Vou explicar melhor: como eu, você deve ter visto na reportagem do Fantástico que cerca de 70% do lixo dos mares é formado de plástico, o que faz com que os pássaros e outros animais como peixes e tartarugas morram por engolir bolinhas de desodorante, isqueiros, sacolinhas plásticas, etc., que nós jogamos na natureza e acaba indo parar em seus habitats.
![dead_bird_10 dead_bird_10](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUMok8FWloPFBS_NUOWNF381C_HzTBStkqs7c7HcTOW2dq80OldAfbcIGZjPKC5XDWinxZUxyg5zFlxbdN5BftkOP3IYRW7bAtvXVA-Us1v9UcBQXYnxrJBCTGIy5j03cFRpqa3zYm-1ei/?imgmax=800)
Algumas pessoas ficam penalizadas, outros comentam como o homem está destruindo o planeta e uns poucos fazem campanhas para mudar esta realidade.
Sempre que me deparo com algum problema assim, o primeiro pensamento que me vem é o que eu posso fazer para sanar ou amenizar a situação. Sei que é um trabalho de formiguinha, mas devo fazer a minha parte e animar meus amigos a fazerem o mesmo, pois as atitudes em conjunto, sim, mudam o mundo.
Já procuramos evitar o uso das sacolas plásticas, já reciclamos boa parte do lixo doméstico, o óleo de cozinha vira sabão, garrafas pets e caixas de leite e sucos se transformam em artesanato (muitas vezes de gosto duvidoso). Sabemos que a quantidade de lixo que produzimos é imensamente maior do que o que reciclamos, porém, bem ou mal, estamos tentando ser ecologicamente corretos.
Acontece que tem uma coisinha a mais que podemos fazer.
Tem ocorrido com os pássaros que vivem mais próximos de nós, serem atraídos pela aparência e cheiro de fruta que emana do resto do chiclete que mascamos e jogamos em qualquer lugar e quando vão comer ou levar para os filhotes, a goma gruda em seus biquinhos de forma que eles não conseguem tirar. Tentam desesperadamente arrancar com os pezinhos, mas acabam se machucando, sufocando e morrendo.
![chiclete chiclete](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0Mn4FLOc2VpsWmfIYQY5hosXJhwgftjXd1wZVQrg8BJmpMF3ce3ZHdX_gw1KTRTK1IEQQ7LvnnLMIpJlO7BpOkHbSTgDohCAzmOc86mIZraZ1chbBa3cLxAa7fXOzVwSZyexSxDHotvUC/?imgmax=800)
Agora penso... Que utilidade ou nutriente tem o chiclete?
Ah, tudo bem se não pode deixar de mascar essa porcaria guloseima, que tal, antes de jogar o resto fora, embrulhar em um pedaço de papel para que não seja encontrado pelos pássaros?
Vai evitar também que fique grudado em seu sapato, e isso é uma vantagem adicional, rsrs.
“Cuide do Planeta Terra, nós só temos um.”